terça-feira, 3 de novembro de 2009

Rótulos


Pareço, mas não sou emo.
Quero frisar bem essa frase para deixar bem claro que não sou emo. Nada contra emos! Só não gosto de ser rotulado como se eu fosse produto na prateleira de algum supermercado. Acho isso ridículo; sem falar que é absurdamente limitador.
Por que temos que nos encaixar em algum grupo? Ou tribo, ou estilo ou categoria? Se hoje eu começar a usar xadrez vou ser indie? Eu não posso estar apenas querendo usar xadrez hoje porque acordei e pensei: “Hoje estou mais para o xadrez do que para meu pretinho de sempre!” Talvez esteja no meu dia rebelde! Opa! Se estiver no meu dia rebelde tenho que usar gravatinha e uniforme escolar!
Mas a questão não é essa. O que estou querendo dizer é que não me oponho a nenhuma tribo. Se quem quiser ser emo, indie, rocker, o que for, sinta-se livre. O que sou contra é rotular as pessoas por detalhes que muitas vezes não são o que apontam ser. Um cabelo com franja não significa que a pessoa é emo. Ou mesmo se alguém usar o cabelo espetado não quer dizer que ela é punk. Pode estar apenas querendo chamar a atenção, se destacar em meio à multidão.
Imagine se ao nascer recebêssemos um rótulo dizendo que seriamos isso ou aquilo. Seria um bocado chato, pois teríamos sempre que nos vestir e agir conforme nosso rotulo. Não poderíamos cortar o cabelo, descolori-lo, usar roupas diferentes; nada. Estaríamos eternamente ligados a esse rótulo, a esse estilo. É assim que me sinto com relação aos rótulos. Preso, sem opções.
Para que rotular? Para que limitar? Não tão bom sermos livres para fazermos nossas próprias escolhas? Para fazermos o que nos der na telha?
Eu me reservo o direito de ser o que quiser ser. Se hoje pareço um emo, amanhã serei um rocker. Não é o que visto ou a maneira que penteio o cabelo (se bem que geralmente não faço isso!) que vai me definir, que vai me dizer o que eu sou. Sou mais do que isso. Sou um humano.
E nós, humanos, devemos estar acima de rótulos.
Afinal, humanos estão em constante metamorfose, não é?


Alex Petiz
Não se rotula por estar em constante metamorfose.

2 comentários:

  1. Completamente certo!
    Também sou confudida como emo por IGNORANTES sem CULTURA só por que tenho uma maldita franja! ¬¬'

    ResponderExcluir
  2. Cara bom de mais teu texto.Perfeito.
    Rótulos já bastam os dos produtos...
    Como diria uma campanha da Coca-cola:
    "Mais importante que a embalagem,
    é o conteúdo"
    Abraço!

    ResponderExcluir