segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

A Última Noite de Boris Grushenko


Olhei o filme sem saber que era de Woody Allen, sequer sabia quem ele era. Não entendi o porque que muitas pessoas não gostam dele. Eu adorei o filme. Super inteligenete e com um humor muito bom. Que se percbe bem por esse dialogo:
- A moralidade é subjetiva.
- A subjetividade é objetiva.
- As noções morais implicam atributos a substâncias que so existem em dualiadade racional.
-Não como a uma extenção essencial da existência ondológica.
-Podemos parar de falar sobre sexo?

Enfim ja deu para perceber o quis dizer... o filme é bom e dou como dica ^^.
Sinopse:
Woody Allen reinventa a si mesmo mais de uma vez com a sátira que é uma "dissecação eclética e incrivelmente divertida da alma literária russa" (New York Magazine). Um dos filmes mais visuais, filosóficos e intelectualmente elaborados. A Última Noite de Boris Grushenko "demonstra mais uma vez que Allen é um autêntico gênio da comédia" (cosmopolitan). O covarde estudante Boris Grushenko (Allen) tem muita coragem quando trata-se da bela Sonja (Diane Keaton), mas nenhuma quanto trata-se das Guerras Napoleônicas. Arrasado pela notícia dos planos de Sonja de casar-se com um mal-cheiroso comerciante de arenque, Boris alista-se no exército - apenas para voltar para casa como um herói sem dinheiro! Concordando finalmente em casar-se com ele, Sonja, no entanto, sentencia o pobre Boris a uma vida repleta de filosofia, celibato e refeições... de neve. Mas quando as tropas francesas invadem a Rússia e Sonja arquiteta um plano maluco para assassinar Napoleão, Boris aprende - em uma tentativa hilária mas fatal de golpe - que Deus é um fracassado, que não há garotas na vida depois da morte... e que não se pode confiar no anjo da morte!

7 comentários:

  1. É um filme bem curioso do Allen, em que ele parodia romances russos, como "Guerra e Paz", "Os irmãos Karamazov," etc. Há um diálogo entre o Bória e a Sônia em que são citados títulos de romances do Dostoiévki. Você até me deu uma ideia de escrever um post sobre esse filme. Sobre o Allen, procure conhecer toda a obra dele, em que filosofia e humor se mesclam de uma forma impressionate.

    ResponderExcluir
  2. Bah, o sono tá pegando, citei nomes errados aí. Corrigindo: Bóris e Dostoiévski.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo comentario. Irei sim procurar conhecer mais ^^

    ResponderExcluir
  4. Eu já venho dizendo que Woody Allen é genial há tempos! Sou grande fã dele. Mas tenho que confessar que esse filme dele eu não conhecia. Mas Assim que assisti, adorei! Os diálogos são impagáveis! Claro que nos filmes dele atuais a coisa está um pouco morna, O Sonho de Cassandra não é grande coisa, mas é bom. Da atualidade, Vicky, Cristina, Barcelona é o melhor. Aguardaremos pelo próximo, que poderá ser rodado no Rio de Janeiro. É que agora o Rio virou moda...

    ResponderExcluir
  5. Vicky cristina, Barcelona é otimo!!! Ta até na minha lista de indicações.
    vlw pelo comentario Alex

    ResponderExcluir
  6. Fiquei muito curioso, não conheço muitos filmes do cara mas já tinha assistido "VCB" e também o engraçadíssimo "Os Trapaceiros".

    Otimo post.

    ResponderExcluir